Cabelo,

Um Pouco Sobre Umectação

19:05 Drika Rili 0 Comments


Olá gente. Sei que dei uma sumida aqui do blog mas prometo separar mais um tempinho para ele. Enfim, o post de hoje é mais uma vez sobre cabelo, um dos meus assuntos favoritos. Mais especificamente, o assunto é umectação. Vi muita gente por ai que não sabe o que é, pra que serve e como fazer uma umectação então decidi explicar de um jeito simples.

Vamos lá, a umectação é um tratamento feito com óleos naturais. Serve para tratar o cabelo, dar brilho, acabar com as pontas duplas e ressecada, devolver a maciez, baixar volume dos fios rebeldes e, principalmente, devolver a "umidade" natural do cabelo, tirando totalmente o ressecamento.

É recomendado para quem tem o cabelo ressecado, com frizz e pontas duplas. Isso ocorre muito com quem tem os cabelos quimicamente tratados ou que erraram a mão na descoloração. Não é recomendado para quem tem cabelos oleosos, pois é um tratamento com óleos e, se seu cabelo já for oleoso, vai pesar demais e pode até causar queda.

A umectação pode ser feita sozinha ou dentro do cronograma capilar, isso depende do quão danificado está o seu cabelo. Se você acha que ele só está um pouco ressecado e que um tratamento mais leve resolve, pode usar a umectação sem medo. Mas se ele estiver muito danificado, é melhor seguir um cronograma capilar. É importante que você conheça o seu cabelo para saber o momento certo de cada método.

Para fazer a umectação, geralmente usamos óleos puros e 100% vegetais, por exemplo, óleo de rícino, óleo de coco, e até mesmo azeite de oliva extra virgem (sim, aqueles de fazer salada). Alguns produtos não devem ser usados na umectação, sendo eles o óleo mineral, vaselina líquida e parafina líquida, portanto, fuja de produtos que contenham no rótulo os termos Mineral Oil, Petrolato e Paraffinum Liquidun. Esses elementos fecham totalmente o cabelo, criando uma "capa" e impedindo que os nutrientes entrem nos fios.

Agora, partindo para a prática, escolha um óleo vegetal puro para sua umectação. Nos cabelos secos, lavado apenas com shampoo, separe mechas pequenas e finas e aplique o óleo escolhido, partindo do comprimento para as pontas, ou no sentido inverso, contando que não toque na raiz. Massageie os fios até o cabelo absorver parte do óleo.
Você pode optar por deixar o produto no cabelo de 1 a 3 horas ou pode dormir com o produto. Dormir com ele não fará mal ao cabelo, pelo contrário. Após passar o tempo (ou você acordar) retire todo o produto com shampoo e condicionador, lavando normalmente. É importante não deixar restos no cabelo, portanto lave bem.

Você também pode fazer com o cabelo sujo, mas o efeito não será o mesmo pois as escamas do cabelo estarão sujas e podem estar obstruídas pela sujeira. No cabelo molhado também não fará o mesmo efeito porque o óleo não vai segurar, mas você pode perfeitamente aplicar um pouco do óleo puro no banho entre o shampoo e o condicionador, deixar agir e depois retirar.

Observe também a quantidade de óleo que você vai aplicar. Não precisa ensopar o cabelo porque ele só vai sugar os nutrientes necessários, nunca mais do que isso, e óleo em excesso poderá pesar o cabelo e torná-lo oleoso (o contrário do que está, não o meio termo que estamos procurando).

É isso, umectação é um processo simples que, se feito da maneira correta, só trará benefícios ao cabelo, sem contar que é baratinho de fazer. Eu já fiz a diurna duas vezes, em uma delas eu misturei dois óleos que já eram fortes e acabou pesando o cabelo, mas na outra fiz direitinho e foi só alegria. Então é só ficar de olho nas dicas e dizer adeus ao cabelo maltratado. 

You Might Also Like

0 comentários: