Cabelo

Cuidados básicos com os cabelos

15:21 Drika Rili 1 Comments


Oi gente, mais uma vez vim falar de cabelos, o meu assunto favorito aqui no blog. Eu sempre posto sobre as artes que faço no meu cabelo, falo sobre produtos, principalmente tintas, e umas técnicas para esses casos especiais, e recentemente postei umas dicas de como fazer o cabelo crescer de forma bonita e saudável, mas dessa vez vou falar de alguns cuidados básicos com os cabelos, daqueles que temos que tomar independente de usarmos química ou não.

Como eu já disse antes, o mais importante é a alimentação. Busque uma alimentação saudável, muitos grãos e frutas e, claro, beba muita água, isso vai liberar as toxinas do seu corpo e seu cabelo (e todo o resto) ficará mais bonito.

Ao lavar os cabelos, evite água quente. Isso abre as escamas dos fios, fazendo com que vários nutrientes sejam perdidos, além de ressecar o cabelo e aumentar o frizz. Se você, assim como eu, só consegue tomar banho quente, dê uma "chuveirada" de água morna no fim da lavagem. Isso não garante que os nutrientes sejam conservados, mas ao menos não vai manter as escamas dos fios abertos ao longo do dia.

Muitas pessoas não se importam com as especificações dos produtos que usam no cabelo no dia a dia, mas mesmo que não seja muito perceptível, usar o shampoo e condicionador correspondentes ao seu tipo de cabelo faz toda a diferença para a estrutura dos fios. Descubra com o seu cabeleireiro se seus cabelos são oleosos, secos ou mistos e busque produtos específicos para cada tipo. Caso não sinta necessidade, busque ao menos aqueles para cabelos lisos, cacheados, quimicamente tratados etc.
Evite deixar restos de produtos nos cabelos. Ao aplicar o shampoo e condicionador, deixe agir pelo tempo necessário e depois retire todo o produto. Deixar restos nos cabelos não fará com que ele absorva as propriedades ao longo do dia e pode prejudicar muito os fios. Enxague bem e lembre-se de não aplicar condicionador na raiz. Outra dica é desembaraçar o cabelo enquanto aplica o condicionador para evitar que ele quebre durante a lavagem.

Se você costuma usar chapinha, baby liss ou secador, procure usar produtos pré escova com proteção térmica para que os frios não sofram tanto com o calor excessivo dos procedimentos. Independente disso, use sempre o protetor solar específico para cabelos ao sair. Nossos cabelos sofrem tanto com o sol quanto a nossa pele.

Quando for prender os cabelos, usem elásticos com cobertura de tecido para não arrebentar os fios e não os prenda com muita força. Não durma de cabelo preso, isso danifica os fios além de deixar marcado durante o dia.

Use shampoo anti-resíduos uma vez a cada quinze dias para retirar restos de shampoo e condicionador que ficam nos cabelos. Ele também retira o "vício" que os cabelos criam de determinados produtos. É importante também estar sempre trocando o shampoo e condicionador para evitar que os cabelos fiquem viciados e parem de absorver as propriedades desses produtos. Ah, lembre-se que o anti-resíduo pode retirar boa parte da tintura, portanto se você pinta o cabelo, cuidado para não desbotar os fios com ele.

Evite ficar passando a mão nos cabelos ou penteando demais. Isso pode deixa-los mais oleosos. E, mesmo que você não use nenhuma química nos fios, hidrate os cabelos pelo menos uma vez ao mês, existem várias formas de fazer isso em casa e seus cabelos agradecem.

You Might Also Like

Um comentário:

  1. Drika , que gracinha seu blog!!!! Amei as dicas e seja feliz na sua vida de noivinha!!!! Beijos, http://bebelluz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir